Calistenia o que é Vale apena Treinar? MUDE SEU CORPO

Ola tudo bem meu nome é Roberth sou praticante de calistenia, a princípio quero passar um pouco sobre oque é a calistenia e sua origem.

Se você é assim como eu que não suporta lugares fechados como academias, ou acha musculação um aborrecimento, te convido a experimentar a calistenia?

Calistenia você já ouviu falar ou sabe oque certamente não né, talvez esse nome possa parecer um pouco estranho aos ouvidos, não é mesmo?
porem, é muito mais simples do que você imagina, você ira saber tudo sobre calistenia nesse artigo.

Confira no vídeo abaixo uma reportagem Feita pela TV Goiana Record sobre calistenia

O que é calistenia?

Calistenia é uma modalidade de exercício físico já bastante antiga porem não muito conhecido, mais que vem ganhado adeptos no mundo todo nos últimos anos principalmente aqui no Brasil

Por não necessitar de aparelhos e materiais, você pode praticar a calistenia em qualquer lugar

Classificada como treino de funcionalidade, a calistenia é baseada em movimentos SUPER naturais do próprio corpo humano, desta maneira os riscos de lesões são basicamente zero

Calistenia é composta por vários fatores e o principal deles consiste em utilizar apenas o peso do próprio corpo, Para realizar movimentos acrobáticos de força e perfeição que é oque seu praticantes buscam.

Os exercícios calistênicos tem Como resultado desenvolver habilidades corporais (como flexibilidade, coordenação motora, domínio corporal, consciência corporal entre outros benefícios).

Enfim os exercícios de calistenia podem ser facilmente realizados com bastões barras fixas barras paralelas.
Mais se você preferir pode ser realizado sem o auxilio de acessórios.

O estilo calistênico trabalha com a força do corpo e atua com a divisão de oito grupos de exercícios localizados.
Alem disso o seu propósito é preparar o corpo para levantar o seu próprio peso.


Qual a origem da calistenia

CALISTENIA esse termo é de origem grega kallos” e “sthenos passando para o bom e velho português BELEZA e FORÇA.

Sendo assim, os gregos associaram seus treinamento utilizando apenas o peso do próprio corpo à ” e com sua bela força”.
Fazendo com que a calistenia ficasse de tal forma conhecida como “a arte e a ciência do belo movimento”.

Os gregos durante o período clássico, tinham como propósito um corpo saudável e vigoroso, com a finalidade de perfeição do equilíbrio estético.

Só que naquela época só se abordava “a unidade harmônica”: combinação de beleza, força e saúde em aspectos físicos e intelectuais.

Por conseqüência disso a ginástica calistênica só começou a ganhar popularidade a partir do século XIX, quando o Doutor DIO LEWIS resolveu implementar o termo “CALISTENIA” e sua pratica

Posteriormente em meados de 1860 termo “CALISTENIA E SUA PRATICA” foi popularizado nas escolas norte-americanas com o nome de “NOVA GINÁSTICA” que não agradou nada o Doutor Lewis.
Por conseqüência disso logo em seguida houve a substituição do título por “calistenia“.

Logo depois a nova modalidade se espalhou por toda América do Sul, por meio da Associação Cristã de Moços.
Desde de então tem tido um crescimento surpreendentemente ao longo dos anos,

Lewis defendia que os métodos militares eram ultrapassados, pois somente trabalhavam a parte superior do corpo e não desenvolviam a flexibilidade, agilidade e graça.

Calistenia no Brasil

A principio essa modalidade já esta em pratica a décadas aqui no brasil, porem só começou a se popularizar com o nome calistenia no final de 2012 começo de 2013.

foto de luis Otávio mesquita e Pedro manzzon - os fundadores do calistenia brasil
Fonte Calistenia Brasil

Por LUIZ OTÁVIO MESQUITA juntamente com o PEDRO MANZZON juntos eles fundaram o grupo chamado Calistenia Brasil, com um centro de treinamento em São Paulo

Segundo Luiz Otávio Mesquita ele foi fazer um treino no parque ibirapuera e viu umas pessoas fazendo exercicios de calistenia, so que essas pessoas nem sabiam que aquilo que eles estavm praticando se chamava calistenia.

A partir de então ele começou a pesquisar e viu que aquilo era chamado pelos gringos de calisthenics.
O calistenia Brasil é hoje o carro chefe no assunto calistenia no Brasil eles já participaram de vários programas de TV

 


Princípios da Calistenia

Princípio da seleção:

Os exercícios eram escolhidos cuidadosamente , ou seja, a série a ser executada não deveria ser simplesmente um agrupamento desconexo, mas com o principal objetivo de despertar nas pessoas hábitos higiênicos, educativos, recreativos e de adaptação;

Princípio precisão

Em virtude de beleza os exercícios deveriam ser executados acima de tudo o mais perfeito possível como era o indicado,
Com o propósito de melhorias definições de direção, extensão e velocidade para alcançar a agilidade e a beleza que a calistenia propõem;

Princípio da totalidade

Em resumo a rotina diária da calistenia tinha como objetivo um trabalho de efeito geral nas grandes massas musculares, com o intuito de buscar elegância, equilíbrio e boa postura.

No entanto foi baseado neste terceiro principio que os suecos criaram uma tabela com 3 grupos com exercícios diversificados e cada um com objetivos definidos.

Dessa forma todas as seções diárias contidas nessa tabela deveriam conter pelo menos um exercícios de cada grupo.
Sendo assim um numero maior para o grupo fundamental com a finalidade escolhida para a série a ser realizada.

 

tabela com 3 segmentos de grupos criada pelos suecos

Princípio da progressão

A progressão tem como resultado de esforço aumentar gradualmente, tanto pelo número de exercícios quanto pelo aumento de velocidade e de complexidade de cada exercício;

Princípio de unidade

Os exercícios tinham que ser selecionados de tal forma que se completassem, Afim de evitar o excesso de sobrecarga.

Princípio da adaptação

O principio da unidade tem como importância a idade, o sexo e a ocupação do praticante.


Benefícios da Calistenia

Assim como qualquer outra atividade física a Calistenia também nos promove vários benefícios, se for executados de maneira correta,

Aumenta o Condicionamento Físico!

Pesquisadores da universidade de Sergipe fizeram uma analise para saber os efeitos da calistenia, foram feitos em 15 atletas entre 19 e 40 anos.

Durante 3 semanas foram realizados cerca de 27 treinos com a duração de aproximadamente 50 minutos cada.
Como resultado os estudos relataram que os atletas obtiveram um aumento na agilidade na força e na resistência.

Porem alguns educadores físicos relataram que o ganho de massa muscular nada mais é que a definição dos muculos que são obtidos com a pratica da calistenia, que surpreendem muito quem inicia.

Auxilia no Ganho de Força Muscular

A calistenia tem como objetivo trabalhar os muculos, aumentando assim sua força. Logo após algumas sessões já é bem possível sentir que os exercícios que eram difíceis já vão começar a ficar mais fáceis porque seus músculos ficam mais fortes.

Como não existem pesos, o aumento da intensidade vem de outras formas, especialmente na técnica usada no exercício.
Por exemplo, mudar o ângulo de um exercício ou a posição dos braços em outro faz com que ele fique mais difícil.

Existem casos em que os praticantes podem inclusive usar o corpo dos colegas como pesos ou apoios para dificultar a tarefa.

Ajudar a Ganhar Massa Muscular

Apesar de muitas pessoas pensar que os aparelhos de academia são a única maneira de ganhar massa muscular, felizmente isso não é verdade!
Os exercícios calistênicos realizados com o próprio peso do corpo são excelentes para ganhar massa muscular.
os exercícios de calistenia podem ser realizados tanto isoladamente ou em conjunto com treinos de academia.

É importante mencionar que apesar de causar aumento da massa muscular, a calistenia não tem foco na hipertrofia. Portanto, não se deve esperar que os músculos fiquem enormes através da calistenia.
Ela é mais voltada para vantagens funcionais como a força, resistência e precisão dos movimentos.

Coordenação Motora

Ao prática calistenia você vai obter uma melhora na coordenação motora, permitindo que seus movimentos fiquem mais precisos e mais firmes. Fazendo com que você tenha controle do seu corpo

Flexibilidade

Com o passar do tempo você ira notar que a sua flexibilidade vai aumentar gradativamente.
Os exercícios calistênicos afetam praticamente todos os músculos de maneiras diferentes, permitindo assim a evolução de muitos outros tipos de movimento.

Equilíbrio e Consciência Corporal

A calistenia não é simplesmente uma atividade física que praticamos para fortalecer nossos muculos, ela nos ajuda a desenvolvem habilidades corporais incríveis (como equilíbrio e consciência corpora) Alem disso nos garante uma melhor fisionomia,

Pode Praticar em Qualquer Lugar

Você não precisa pagar uma academia ou comprar equipamentos caros. Pratique em casa, no quintal, em um parque ou em praças. Qualquer lugar é bom o bastante para a calistenia, já que o único equipamento necessário é seu próprio corpo.

Alguns exercícios usam a barra, mas não é como se ela fosse realmente necessária. Árvores, postes, bancos, qualquer uma dessas coisas pode ter o mesmo efeito. Você pode até usar seus colegas no lugar de barras!

A prática é divertida! Você pode até esquecer que está praticando um esporte enquanto busca fazer um movimento novo.

Ajuda a queimar gordura!

Ao praticar qualquer tipo de exercício você vai gastar energia, sendo assim e na calistenia não é diferente. Aliado a uma dieta adequada, você pode queimar gorduras através desse exercício.

Emagrecer e ter um corpo totalmente definido esse é um dos fatores que faz com que muitos procurem a calistenia como opção de atividade física,
Afinal, os exercícios promovem perda de peso e de gordura.
Mais porém, você vera resultado eficaz de emagrecimento somente se os treinos forem alinhados com uma alimentação saudável,

Outra grande vantagem da calistenia é o trabalho de vários grupos musculares ao mesmo tempo.
Os movimentos compostos tendem a queimar mais calorias do que treinos isolados para um só músculo.

Um exemplo simples, são as flexões que utiliza o core (região abdominal, lombar, glúteos e oblíquos) e não somente os braços, como muitos pensam.

Calistenia e alimentação

A princípio para quem perder peso ou ganhar massa muscular as dietas são basicamente formadas pelos mesmos alimentos, se o intuito for ganhar massa muscular, basta variar a quantidade.

Se o propósito é emagrecer você precisa gastar mais calorias e consumir bem menos (ISSO É FATO), isso é o básico e é claro, evite frituras, molhos, doces, embutidos, carboidratos simples como doces, pães e massas.
Procure consumir proteínas magras, como por exemplo carboidratos integrais, vegetais e frutas.

Com a finalidade de ganhar massa muscular deve consumir o mesmo só que em maior quantidade e mais vezes. Certamente para ganhar massa muscular é preciso ingerir cerca de 2 gramas de proteínas por quilo de peso corporal no dia,

Sendo assim é importante que você calcule a quantidade de macronutrientes, de fato os macronutrientes são de extrema importância para nossa dieta é preciso ter os três: Proteínas, carboidratos e gorduras.
O cálculo da alimentação ingerida por dia faz parte do controle do que você está comendo e também para atingir suas metas.

Segundo especialista da saúde a divisão você precisa comer ao dia é 50% carboidrato, 35% proteínas e 15% gorduras. Sem dúvida isso vai depender da saúde e do biótipo de cada pessoa.

Outra coisa importante é comer no horário certo! Antes do treino, é muito importante que você se alimente uns 90 a 120 minutos antes do treino de calistenia.

Só que deve ser alimentos que contenham carboidratos dessa forma você vai ganhar muito mais energia, como por exemplo: frutas como banana ou vegetais como a batata doce.

Consuma gorduras boas, se o seu propósito é ganhar massa, o correto é você se alimentar de proteínas logo pela manha ao acordar,

Uma sugestão minha, filé de frango com batata doce e um queijo, e a noite antes de dormir um mix de castanhas e nozes em com uma proteína.

Esses são apenas exemplos de alimentos com gordura do bem! Portanto essas são dicas valiosas, para que você realmente possa ter resultados consistentes, e o mais importante com segurança à sua saúde, procure um profissional da área da nutrição.

Procure não ingerir gorduras e carboidratos na mesma refeição, principalmente em refeições durante a noite.
Veja alguns alimentos que pode te auxiliar para ganho de massa muscular:

Proteínas: peixes, clara de ovo, filé de peito de frango, carnes vermelhas;

Carboidratos: batata doce, arroz integral, pão integral, mandioca, batata, tapioca;

Pré-requisitos da calistenia

Conforme uma pesquisa feita pela  School of Calisthenics, não existe pré-requisitos para se praticar calistenia qualquer pessoa homens ou mulher pode praticar, de forma a progredir em seu próprio ritmo para ter emagrecimento, condicionamento físico, equilíbrio e flexibilidade.

Porém, é essencial que a pessoa tenha a orientação de profissionais capacitado para evitar lesões e movimentos feitos de forma incorreta.

Mas também vale lembrar que muitos exercícios calistênicos já são adotados desde a fase infantil nas aulas de Educação Física pelas escolas.

Por exemplo aquelas que envolvem ginástica e ações como saltar, correr, lutar, arremessar, rolar, se pendurar. Porem sempre com acompanhamento de um educador físico, respeitando os limites das crianças.

Para praticar calistenia é preciso aquecimento?

Segundo especialistas é de extrema importância realizar dois procedimentos antes mesmo de qualquer treino de calistenia são eles o alongamento e a automassagem

A automassagem tem a finalidade de aliviar a tensão dos muculos que temos em volta dos ombros.
Você pode usar uma bola de borracha para realizar esse procedimento como mostra na imagem abaixo.

mulher fazendo auto massagem com bolas de borracha para aliviar a tensão dos másculos

Apos ter feito a automassagem a tensão dos ombros será liberada para que você possa fazer varios outros exercicios para aliviar ainda mais a articulação dos ombros.
Afinal exercícios de calistenia se usa muito os ombros.
você pode usar argolas, barras e elásticos para alongar seus muculos.

Importante Salientar

Importante lembrar que essas informações passadas são informações básicas e necessárias que todos possam saber oque é calistenia.

Isso não quer dizer que, em certos casos, é preciso consultar o médico. Porem se você tiver alguma dúvida ou problema importante, recomendamos que consulte um medico especialista e não seja guiado apenas pelo que lê na Internet. Afinal há uma razão pela qual os médicos estudam há muitos anos, correto?

Conclusão

Peço desculpas por esse artigo ser tão longo, mais se você chegou ate aqui lendo linha apos linha, parabéns você esta 100% pronto para começar com essa bela disciplina.
Portanto se surgir alguma dúvida não se hesite pode deixar o seu comentário neste artigo, talvez a sua dúvida possa ser a mesma de mais alguém. Sendo assim iremos sanar sua dúvida o mais breve possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *