Vírus de computador oque é como lidar com eles | DICA D’ OURO

essa imagem mostra um notebook com vários nomes de vírus de computador

O que é um vírus de computador

Basicamente um vírus de computador é um programa de computador capaz de se replicar e se espalhar de um computador infectado para outro, os objetos infectados podem ser arquivos de sistema, programa ou documento.

Após infectar o seu computador, ele pode diminuir a velocidade, danificar o conteúdo dos arquivos infectados, colocar os dados em erro ou prejudicar a operação normal do sistema do computador.

O vírus também pode usar seu computador para propagar anúncios ilegais e enviar E-mails de spam que exploram a segurança (adWare), roubam suas informações pessoais, como número da conta bancária, número do cartão de crédito etc.

(SpyWare). Alguns tipos de vírus podem usar o seu computador para criar uma rede bot (rede virtual de computadores) para atacar outros sistemas e sites de servidores etc.

Tipo de vírus baseados no Windows

Existem vários vírus de computador que podem impedir o funcionamento do seu computador. Aqui estão alguns dos diferentes tipos de vírus:

Cavalo de Tróia é um tipo de vírus que geralmente são anexados aos e-mails, assim que o usuário abre o e-mail infectado por um vírus cavalo de tróia.

Ele vai fazer um escaneamento em qualquer mídia que possa armazenar dados que estiver em seu computador, em busca de informações pessoais, informações financeiras entre outros dados importantes.

Imagem ilustrativa de um notebook com vírus de computador cavalo de troia

Com o intuito de coletar as possíveis informações, elas são enviadas pela Internet a um hacker ou ladrão.

Vírus de macro é um vírus de computador que infecta os documentos da linguagem Visual Basic para aplicativos como Microsoft Word, Microsoft Excel etc. Esse tipo de vírus pode causar danos (como remover dados no disco rígido, por exemplo).

Worms é um programa que tem a capacidade de se auto-replicar, no entanto ele pode passar de um computador para outro e se replicar no sistema do computador.

Depois espalhar centenas de cópias para outros computadores que podem causar danos generalizados.

Vírus de computador Rootkit é um programa possível de cobrir os processos, arquivos e dados no Registro do computador (um banco de dados usado para salvar as configurações do sistema e do programa do Windows).

O Rootkit é geralmente usado para apagar as atividades de vírus e processos que danificam seu computador. É para ajudar um hacker a controlar o sistema.

Bombas lógicas é um vírus de computador usado para enviar muitos dados para o mesmo endereço de e-mail e sobrecarregar o sistema ou ate mesmo bloquear a conexão do servidor de e-mail, também é usado para ameaçar outras pessoas (por exemplo, spam etc.).

Vírus residente na memória esse tipo de vírus reside na MEMÓRIA RAM do computador, a partir daí, ele pode superar e interromper as operações executadas pelo sistema. Ele pode corromper arquivos e programas abertos, fechados, copiados, renomeados, etc.

Vírus multipartidários geralmente esses vírus se espalham de várias maneiras, pode variar de ação dependendo de onde está instalado e da presença de determinados arquivos.

Maneiras comuns de o seu computador ser infectado por vírus

E-mail: se você receber um e-mail com algum anexado de alguma pessoa e o computador dela estiver infectado por vírus de computador, dessa forma se o anexo for aberto, os vírus podem infectar imediatamente os arquivos no seu computador.

Esses vírus podem também enviar e-mails para todos os seus contatos automagicamente, portanto você não deve em hipótese alguma sair abrindo anexos desconhecidos em emails que você recebe.

Internet: quando você baixar arquivos com extensão .EXE ou arquivos de dados da Internet ou de outras redes compartilhadas, os vírus podem ser facilmente transferidos para o seu computador. (caso não tenha um bom anti vírus).

Muito cuidado ao baixar esses programas de computador grátis na internet, geralmente eles podem estar infectados por vírus de computador, principalmente quando baixados por fontes desconhecidas.
Portanto, se necessário você deve baixar arquivos sempre de fontes confiáveis

Dispositivos periféricos dispositivos como Pen Drive, cartão de memória ou ate mesmo CD-ROM DVD BLURAY também são meios para espalhar vírus.

Portanto, lembre-se de fazer uma verificação de vírus para eles depois que estiverem conectados ao seu computador.

Sintomas que podem indicar atividade do vírus em seu computador

• O seu computador possui atividades incomuns (por exemplo, programas travando muito ou executando lentamente).

• Mensagens ou imagens (não relacionadas à sua tarefa atual) aparecem inesperadamente.

• Programas iniciando inesperadamente.

• Seu firewall informa que um determinado aplicativo está tentando se conectar à Internet (não relacionado ao que você está trabalhando).

• O Windows não funciona quando você inicia o computador. (NOTA: isso também pode ser causado por um problema no disco rígido).

• Você percebe que pastas e arquivos são removidos ou alterados.

• O seu navegador da web possui indicações anormais, por exemplo, abre uma página desconhecida ou você não pode fechar as guias do navegador.

• Arquivos com extensão .exe ocorrem e têm os mesmos nomes que as pastas.

• Quando você abre um pen drive USB, arquivos desconhecidos, como Autorun.inf, New Folder.exe etc. são exibidos.

• Não é possível pressionar Control + Alt + Delete (Gerenciador de tarefas) e você será avisado de que o administrador o baniu.

O que fazer se meu computador for infectado por um vírus

• Verifique se o seu software antivírus está atualizado. Se necessário, baixe a atualização de outro computador e atualize manualmente.

• Caso o Windows não estiver em execução, inicie-o no modo de segurança (ao ligar o computador, mantenha pressionada a tecla F8 assim que o computador começar a funcionar e escolha ‘Modo de segurança’ no menu).

• Execute uma verificação completa do antivírus.

Se encontrar vírus, exclua todos eles e abra cada disco auxiliar (USB, pen drive etc.), procure os arquivos Autorun.inf e remova-os. Depois, reinicie o seu computador.

• Caso não possua arquivos importantes nos discos do computador, formate o disco e reinstale o Windows e os aplicativos. Este é um processo bastante extremo e demorado, e é recomendável fazer backup das configurações do computador antes de começar.

Quando terminar, ainda não abra nenhum disco auxiliar (USB, pen drives, etc.), instale o software antivírus, faça uma varredura completa, localize os arquivos Autorun.inf e remova-os. Reinicie o seu computador depois disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *